segunda-feira, 27 de julho de 2009

Componente Curricular ou Disciplina????

Inicialmente gostaria de dizer que o Ensino por Competência ainda é algo novo, em germinação, cada um faz de um jeito e até o momento não tem nem 50% do seu processo padronizado.

Quando o SENAC no Brasil adotou essa metodologia de ensino lembro bem que mudou tudo nas denominações até então conhecidas e surgiram outras. Uma atitude digamos, pioneira. De lá para cá já experimentou-se muita coisa, muitos processos foram reformulados e refeitos, mas até o momento nada de padrão, o que me preocupa já que o SENAC visa a Qualidade Total. E pelo que vi e presenciei, ensino por competência não tem um padrão a seguir, não até o momento pelo menos.

Dentre as novas denominações adotadas pelo ensino por competência, surgiu o tal do Componente Curricular, que de acordo com muitas fontes vem a ser o mesmo que disciplina, matéria ou cadeira.

Disciplina, de acordo com a sua etimologia, significa "aquele que segue", ou ainda é o nome designado a qualquer área do conhecimento que é ministrada ou estudada em um ambiente escolar.

Pois bem, não é fácil mudar a cultura dos nossos alunos que vêm com a palavra Disciplina incrustrada em seu vocabulário, o mesmo se aplica aos professores/orientadores que volta e meia acabam por mencionar Disciplina ao invés de Componente Curricular.

Depois de muito brigar e colher opiniões sobre o que realmente viria a ser um Componente Curricular, fico com a definição de uma colega de SENAC, a Leila Dipietro:

"Um componente curricular é uma soma de conhecimentos, uma soma de disciplinas que ao final resultarão em um produto ou serviço. "

Para que esse produto ou serviço seja produzido é obvio que se fará necessário a aplicação de conhecimentos(saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser), ou seja, é a competência.

Desta forma, Componente Curricular está associado a competência. As disciplinas que aprendemos no ensino médio são todas ao exmo, sem um objetivo final, sem um produto ou serviço final gerado, ou seja, o professor só trabalha, ou pelo menos busca, a formação de conhecimentos, sem praticá-los concretamente.

Para mim toda competência demanda de uma prática associada a ela. Se não tiver algo para ser construído então não é competência e sim conhecimento.

Para a area de TI creio que competência é bem claro, pois ou o caboclo sabe fazer ou não sabe fazer. Para saber fazer (habilidade), ele tem que saber o que está fazendo (conhecimento) e também tem que saber onde, como e quando fazer (atitudes).

Simples não? Portanto nada mais de Disciplina e sim Componente Curricular.

Abração

8 comentários:

deny disse...

Gostei muito! Interessante e bem claro.

Unknown disse...

Ótima definição professor.

Unknown disse...

Muito bom, que tal exemplificar de forma literal como fazer resultar em produto ou serviço um conhecimento?


Unknown disse...

foi tão boa que o explicador confundiu " a esmo" com " o exmo".
Mas valeu acender a vela.ELIAS

Unknown disse...

Agradável foi muito útil

Unknown disse...

Ótima explicação

Unknown disse...

Muito boa a explicação....foi claro e objetivo.
Muito obrigado!!!

TALMA disse...

Discordo totalmente. O termo disciplina tem um significado historicamente construído e carrega em si o principal objetivo da escola: sistematizar os conhecimentos trazidos pelos estudantes e transformá-los em conhecimento epistêmico. Desse modo, o termo 'disciplina' está diretamente alinhado às disciplinas tradicionais (matemática, história, Língua Portuguesa etc), tão necessárias para conduzir o estudante a galgar o ensino superior. O grande problema e desafio é aproximar as matérias tradicionais da realidade concreta dos estudantes, pois só aprendemos se vemos sentido naquilo que estudamos.

Essa falha da escola, no entanto, não deve ser justificativa para substituir o termo disciplina por 'componente curricular'. O novo conceito generaliza demais e abre o currículo para novos elementos, esvaziando o currículo de seu sentido crítico.

Vemos o resultado dessa troca vocabular no Novo Ensino Médio, por exemplo, com a redução do das disciplinas e a substituição delas por componentes curriculares, tais como 'Empreendedorismo', Projeto de Vida e outros itinerários superficiais.