quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Acentuação não aparece corretamente na WEB

A fim de agilizar a produção de conteúdos para a WEB, muitas vezes o desenvolvedor se rende a tentação de digitar com acentuação e cedilhas os conteúdos a serem exibidos nos seus sites. Ai vem a bomba. Muitas vezes o servidor onde o site será publicado não está preparado para exibir esses caracteres especiais e específicos da língua portuguesa.

Para ajustar isso é necessário configurar o servidor WEB para a codificação de caracteres ISO-8859-1, pois geralmente ele vem configurado por default para a codificação UTF-8.

Como o Apache é um, ou senão o maior, dos servidores WEB em uso, apresentarei como configurar isso nele. É prático, simples, rápido e indolor. ehehehehehe

Acesse o diretório onde se encontra o apache.conf ou apache2.conf. Geralmente e na maioria das distribuições linux fica no /etc/apache ou /etc/apache2.

Edite o arquivo .conf e procure pela linha AddDefaultCharset ISO-8859-1. Se ela estiver comentada, ou seja, com um sinal # na frente, basta apagar esse sinal e salvar o arquivo. Caso no lugar de ISO-8859-1 estiver UTF-8, altere para ISO-8859-1. Salve o arquivo após a alteração.

Reinicie o serviço do Apache, digitando:
/etc/init.d/apache2 restart

Um abraço

Comandos testados no Debian 4 Etch + Apache2

Um comentário:

Unknown disse...

Jean,

vlw por sua dica me ajudou muito.
abs,