sexta-feira, 2 de maio de 2008

FISL 9.0

Mais uma vez estive participando do FISL na cidade de Porto Alegre e a novidade desse ano foi o retorno do evento junto a PUC/RS. Nas duas ultimas edições o fórum foi realizado nas dependências da FIERGS. A mudança do local foi justamente devido a distância do local. A FIERGS é enorme, uma infra-estrutura invejável, porém fica muito longe do centro de Porto Alegre onde localizam-se os hotéis, sem contar na falta de estrutura auxiliar (lanchonetes e restaurantes). A PUCRS fica no centro de Porto Alegre, possibilitando um acesso mais rápido e um conforto maior aos visitantes. Sem contar é claro que o centro de eventos da PUCRS fica dentro do próprio campus da PUCRS.

Esse ano o fórum contou com o seu maior público de sua edição. O evento reuniu mais de 7,4 mil participantes de 21 países no Centro de Eventos da PUCRS, o maior público desde 2000, quando foi realizado o primeiro FISL. Confira os números do fórum desse ano:

Total de participantes: 7.417
- Países: 21 (Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, India, Inglaterra, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai)
- Todos os estados brasileiros foram representados no fórum.
- Perfil dos participantes: 24% são estudantes e 63% são profissionais e empresários de TI;

Patrocinadores: 41
Mostra de Soluções: 28
Apoiadores: 8
Destes, 58 são expositores

Submissões de propostas de palestras = 574
Palestras realizadas: 257
Palestrantes: 402

Caravanas: 59 (vindas de 12 estados brasileiros e de 2 outros países – Uruguai e Paraguai)
- Maior caravana: São Paulo, com 47 participantes
- Mais distante: Manaus

Grupos de Usuários: 48 (vindos de 8 estados brasileiros e de outros 5 países – Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile)

Visitas a TV Software Livre: 3.175
Tráfego de upload da TV Software Livre: 70 Gb
Tráfego de download da TV Software Livre: 179 Gb

Conexões: 19 mil simultâneas
Tráfego de upload/download: 250 Gb

Visitas ao site do fisl durante o evento: 12.159

Arena de Programação Livre
- Fase Remota = 35 inscritos
- Qualifying = 32 presentes (8 equipes de 4 participantes)
- Insanifying = 18 classificados (6 equipes de 3 participantes)

Ufa!!!! É números que não acabam mais. Só pelos números da para ter uma idéia da grandiosidade do fórum desse ano. Para qualquer uma das 257 palestras que tentava entrar era uma disputa de lugar na sala. Para os palestrantes mais gabaritados era necessário chegar 20 minutos antes para poder conseguir lugar, ou então, entravamos uma palestra antes para garantir lugar para a próxima.

Esse ano houve muita coisa nova que nunca havia ouvido falar. Realmente senti falta de palestras mais básicas para o público que está ingressando agora no software livre. Muitas palestras na área da linguagem de desenvolvimento para web Python e também sobre Games. Me impressionei na quantidade de palestras sobre Games esse ano. Isso denota que essa área irá despontar mesmo.

Nunca tinha visto tanto notebook por metro quadrado como nessa feira. Incrível mesmo. Para onde você olhasse tinha um cara grudado na Internet com notebook, Não é por menos que em alguns momentos tentei acessar a Web e não havia disponibilidade de rede. Os participantes malharam muito a organização quanto a isso.

Lugares para ficar sentado não havia. Sorte que muitas áreas eram acarpetadas e não se tinha preconceito algum em sentar no chão mesmo, abrir o notebook e navegar, ou para os mais cansados, se espichar ali mesmo no chão e dormir.


O SENAC do RS se fez presente no evento mais uma vez, só que desta vez como patrocinador Prata do evento. O stand muito lindo, clean e aberto. Por mais que o retorno nesse sentido seja tardio creio que é melhor ser visto do que nem dar as caras. Muitos folders da área de TI foram entregues, principalmente das graduações superiores em TI que o RS atua.

A atração no stand do SENAC era a Losa Eletrônica, um quadro de sala de aula interativo. Veja a foto abaixo. Encontrei e conheci lá no FISL uma turma muito especial do SENAC Brasil. Na foto à esquerda, da esquerda para a direita: Malu do Departamento Nacional, Leila do SENAC TI de SC, Naira do SENAC Bahia, Roberta do SENAC Pernambuco e Luciana do SENAC RS.

Alguns projetos de comunidades estiveram apresentando seus trabalhos. Micros obsoletos nas mãos de aficcionados pelo software livre, ganham novas formas e nova vida. Um exemplo são as duas fotos abaixo. Um micro frankstein completamente construído de peças avulsas e um micro estilizado e todo vermelho colorado.

Algumas palestras foram de grande valia como por exemplo a de Controle de banda de Internet com HTB e Iptables, onde o palestrante apresentou uma solução prática e eficiente para controlar a banda de Internet. Particularmente para mim foi a melhor de todas as palestras que assisti esse ano. Agora só preciso de tempo para por em prática isso no SENAC, para desafogar a banda da Internet, principalmente à noite no horário de pico.

Alguns stands também estavam à procura de profissionais. E para tal utilizavam a criatividade ao extremo para classificar de cara os profissionais. Prova disso são as fotos abaixo. A esquerda um cartaz com código fonte de uma classe em Python que pede profissionais com: Conhecimento em Python, Criativo e Extremamente Comunicativo. Ou seja, para quem entende o código sabe o que a empresa está procurando. Um exemplo de mídia voltada para um público em específico. Outras empresas como a da foto a direita eram mais diretas. Eheheh

A figura ilustre de John Maddog Hall, vulgo Cachorro Louco, se fez presente mais uma vez no evento desse ano. E mais uma vez a palestra de encerramento do FISL ficou a cargo dele. No maior auditório do centro de eventos da PUCRS, os ouvintes em pé, sentados no chão, pendurados e amontoados uns sobre os outros ovacionaram o palestrante John Maddog Hall quando este foi anunciado pelo mestre de cerimônia. Com o título da palestra de Diversão e Software Livre, Maddog falou sobre a evolução do software livre e da divulgação dele durante os momentos de diversão e recreação do dia-a-dia da comunidade. No final da palestra, na seção de perguntas um participante resolveu brincar com o palestrante com a seguinte pergunta: “John em Dezembro do ano passado escrevi uma cartinha para ti, dizendo que fui um bom menino e ainda não recebi o meu notebook de presente. Vou receber ele hoje?” Foi uma gargalhada só. Afinal de contas só falta a touca vermelha para o Maddog parecer o Papai Noel. John respondeu brincando também. Contou que numa das vindas ao Brasil, no avião uma criança esbarrou nele, olho para cima e começou a gritar Papai Noel, Papai Noel. eheheheheeh

Realmente o FISL é um evento único para o profissional de TI. Muita coisa nova, mudanças, perspectivas e tendências.

Até o FISL 10.0

Aos alunos do SENAC, quem sabe se nos programarmos a partir de Janeiro para irmos pagando, ai fretamos um busão e vamos participar desse evento imperdível para o pessoal de TI. E o pior é que não custa muito, esse ano dava R$ 150,00 por aluno, e pago em até 3x. Só que precisavamos de 30 alunos e teve apenas 5 interessados. Então já vou fazendo propaganda desde já. eheheheheh

Um comentário:

Unknown disse...

POR FAVOR ACORDAR AS 16:30
HEHEHE CADA UM!!!