Bem, ultimamente não confio mais em minha memória em muito menos em agendas de papel. Dias atrás joguei uma agenda fora e nela tinha uma porrada de anotações. Levei um tufo feio.
Essa semana passei mais um daqueles apertos em TI que não precisaria passar se não fosse as constantes atualizações de softwares que temos. Isso sem contar na M... do Vista.
Pois bem um aluno veio aqui no SENAC para prestar a prova On-line da Furukawa. E a coisa não funcionou. Aí fui atrás dos instaladores do SEO (Sistema de Exames On-line da Furukawa). Instalei no XP, configurei conforme o figurino manda e funcionou.
Mas como em TI tudo é baseado nas Leis de Murphi, ou seja, se tiver uma mínima chance de dar bosta, pode ter certeza que vai dar. E foi o que ocorreu.
O aluno iria prestar prova em um micro com o Vista, ai mora a tragédia. O Vista trata as permissões de pastas e arquivos completamente diferente do XP.
Instalei o software, o Java e tudo o mais que necessitava para funcionar o SEO da Furukawa mas quando o aluno clicava no ícone para realizar a prova, adivinha???? - NADA. Nem aviso de erro nem sinal de fumaça, nada. Simplesmente NADA. aaahhhhhhhhhhhhhhh que ódio. Se tem algo que não suporto é uma aplicação que não me diz nada quando algo dá errado. Graças a Deus a Usabilidade e a Ergonomia estão evoluindo a passos largos.
Buenas. Lá vou eu achar a m... que não permite o SEO funcionar. Perdi umas 2h e naquelas situações que tu não sabe mais o que fazer, sai para tomar um ar e um café, voltei e fiz a coisa funcionar. Ai tu para a fim de ver o que tu fez para resolver e definitivamente vê que TI não tem jeito mesmo, que o lógico torna-se irracional e o impenssável é a solução.
Sem mais delongas a solução:
1) Dei permissões de Controle Total ao usuário que iria fazer a prova ao arquivo (c:\program files\java\alguma coisa\lib\security\java.policy)
2) O instalador da Furukawa acrescentou algumas linhas nas diretivas de segurança do Java (c:\program files\java\alguma coisa\lib\security\java.policy). Apaguei essas linhas.
3) Acessei o site do SEO e pásmem, copiei o conteúdo que há no link de interrogação (?), que tem ao lado do ícone para fazer a prova e colei no lugar das linhas que havia apagado no ítem 2. Era a mesma coisa que apaguei. Só que apenas diretivas para o protocolo https da furukawa e não http.
4) Salvei o arquivo java.policy, fechei o browser, abri novamente ele, acessei o SEO da Furukawa e funcionou.
Nem sei o que dizer. Pelo menos funcionou aqui comigo.
Registrei isso aqui, pois sei que irei precisar algum dia isso e não quero perder tempo novamente procurando como fazer funcionar.
É nessas horas que dá vontade de rasgar o diploma de bacharel, pois a solução é estúpida.
Um abraço do Oride.
Nenhum comentário:
Postar um comentário