segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Perdi a senha do root no Win2003. O que fazer?

Creio que você já deva der se deparado com essa situação. Perdeu a senha do Windows 2003 e não pode formatar o HD. Ou pior, esqueceu a senha. eheheheh.

O processo não é trivial, pois o Windows não oferece isso de forma direta para você. O que é possível fazer é um "gato" - MIAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUU - para trocar a senha.

Vamos lá. Lápis e papel na mão ou Print ai no Browser.

1) Dê um boot no micro com Windows 2003, mas o boot deve ser por CD ou por outro HD, pois você terá que ter acesso via DOS a esse HD.
2) Após bootar o micro, vá no HD onde tem o Windows 2003 e acesse a pasta Windows/System32. O comando é: cd windows/system32
3) Renomeie o arquivo sethc.exe para sethc_old.exe. Esse arquivo é o responsável pelas teclas de filtragem das acessibilidades do Windows. Ele é ativado sempre que você manter pressionado a tecla shift (direita) por mais de 8 segundos. Esse é o "gato" dessa dica. O comando é: ren sethc.exe sethc_old.exe
4) Copie o arquivo cmd.exe, que também está nesta pasta, para sethc.exe. O comando é: copy cmd.exe sethc.exe
5) Desligue o micro e faça-o dar o boot pelo HD com o Windows 2003
6) Na tela de login do Windows 2003, pressione o ctrl+alt+del para abrir a tela de digitação, pressione então a tecla shift (direita) e mantenha-a pressionada de 8 a 10 segundos. Deverá abrir então o prompt do DOS, pois você copiou o cmd.exe para o sethc.exe. - MIAAAAUUUUU.
7) Digite agora: control user passwords2 Isso deverá abrir a tela de manutenção de usuários, a fim de que você venha a criar um novo usuário ou alterar a senha de um usuário. Pronto agora é só acessar normalmente.
8) Não se esqueça de ir na pasta windows/system32, apagar o arquivo sethc.exe e renomear o sethc_old.exe para sethc.exe, retornando as configurações originais.

Essa dica é para salvar a sua pela, mas nas mãos de mal intencionados é uma dica de hackeamento de senhas. Não me responsabilizo pelo uso indevido desta dica.

Um abraço