sábado, 29 de novembro de 2008

Pretinho Básico

Pretinho Básico! Boas práticas e algumas soluções para profissionais Dummies em TI.

eehhehehe

Esse foi o título de minha palestra que proferi no I Ciclo de Integração da Faculdade SENAC de Chapecó no dia 19 de Novembro de 2008 na sede social da GER Sadia em Chapecó.

O título "pretinho básico" refere-se aqueles conhecimentos básicos que temos que ter domínio na TI, ou seja, o necessário para sermos bons usuários. Não costumam dizer que sempre temos que ter um "pretinho básico" no armário para ocasiões extras, pois bem, com TI não é diferente. Sempre temos que ter na manga algo guardado para ocasiões cotidianas.

Para fazer uma mensão ao famos programa da rádio Atlântida, o qual curto muito, apresentei o vídeo de abertura do Banana Splits Show, o qual o programa da Atlântida se inspirou para fazer o gingle do programa. Junto a esse vídeo para amarrar um pouco com TI, trouxe alguns vídeos de pessoas que se estressaram com TI ao ponto de partir para a ignorância. Vídeo 1 e Vídeo 2.

Para conhecimento:
Bana Splits Show foi um programa de TV para crianças nos fins de 70 começo de 80. Muito ilário para a época e as vezes até psicodélico. eheheheh Uma curtição. Quatro personagens: Fleegle um cachorro, Bingo um gorila, Drooper um leão e Snorky um elefante. Para quem quiser assistir alguns episódios do Banana Splits Show acessa ai:
Banana Splits: Magic Machine
Banana Splits: As irmãs Dilly
O Youtube está recheado de vídeos desse doidos.

Comecei a palestra mostrando um vídeo comédia sobre como descrever TI em seu currículo.
Comentei da importância do conhecimento de TI atualmente e que conhecer TI não é apenas
saber abrir e-mail, apagar e-mail, enviar e-mail, navegar na Internet, conversar no MSN, etc.

Comentei também sobre o Agendamento de atividades. Uma atividade corriqueira e que muitos ainda utilizam agendas de papel e papeizinhos grudados (postitis) em tudo que é canto do monitor. Comentei do Google Agenda, expliquei as facilidades dele, das ferramentas dele, das vantagens, da sua portabilidade, da possibilidade de compartilhamento, e muito mais.

Apresentei soluções práticas com a Planilha Eletrônica Excel. Gráficos e tabelas de forma rápida e fácil.

As bombas e os perigos ao se enviar e receber e-mails. As boas práticas no envio de e-mail também procurei abordar muito.

Mostrei o poderes do software de apresentação PowerPoint. Que vão muito além do que o simples slide para frente e para trás. Apresentei a construção de uma aplicação hipermídia para apresentar imóveis de uma imobiliária. Show de bola.

O Moviemaker não podia passar em branco. Uma ferramenta pequena e quietinha ali na barra de programas do Windows que muitos nem sabem para que serve.

Aos profissionais de TI que estavam na palestra apresentei um vídeo de um atendimento de suporte. A estes falei especificamente que não se pode apenas saber de TI. Deve-se saber de negociação, de vendas, de relacionamento entre pessoas, de atendimento, de qualidade, etc.

Após apresentar tudo isso conclui apresentando o lado bom de conhecer TI. E para concluir não podia faltar o vídeo do Monty Pynton "O lado bom da vida" do filme "A Vida de Brian". Quem ainda não assistiu assista.

Pelos elogios que recebi ao final e pelas risadas durante a palestra, acredito que o público curtiu. eeheheh


quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Não abre msc no Windows 2003

É gente, ultimamente a coisa não está fácil aqui no SENAC de Chapecó. Quando não é um servidor que dá problema é outra. eheheheheh Uma verdadeira guerra todo o santo dia. Mas vamos em frente.

Recentemente enfrentei um problema impar aqui em um servidor com Windows 2003 Enterprise. Do dia para a noite simplesmente parou de abrir os aplicativos .msc e dentre eles estão quase todas as ferramentas administrativas do Windows 2003. Ele simplesmente abria uma janela dizento que era impossível abrir esse arquivo, ou qualquer coisa do gênero do windows. Aliás a Microsoft é mestre em criar janelas de aviso. ehehehehe

Bom ai para resolver o pepino fui a mãe de todos os problemas: Google

Lá achei que isso ocorreu devido a perda do link para esse tipo de arquivo. Fui na na opções de pasta nos tipos de arquivo e reapontei os arquivos com extensão msc para o aplicativo mmc.exe que está na pasta windows. Funcionou ufa, que alívio

Pois bem, achei que estava tudo ok, mas na realidade não. Tive que modificar o perfil de um usuário, fui na nas políticas daquele grupo e apliquei a modificação necessária. Para meu espanto, tudo o que eu aplicava aquele grupo era também aplicado a política default, aplicando a mesma restrição a todos os demais usuários. Minha mãe do céu que é isso????

Como dizem os mais antigos, nada melhor que um dia após o outro e uma noite bem dormida no meio. Fui para casa dormi e no outro dia de manhã surgiu-me a idéia da resolução. Fui num outro micro que tinha 2003 Server funcionando, verifiquei todas as configurações que havia na opções de pasta para o tipo de arquivo com extensão msc e fiz igual no outro servidor. Tudo funcionou.

Não sei porque cargas d´água o Windows trocou o caminho do mmc.exe e não achava ele. Esse era o problema da janelinha de erro.

Solução:

1) Abra o Windows Explorer
2) Menu Ferramentas, Opções
3) Na guia Tipos de arquivo procure a extensão MSC
4) Clique no botão Avançado
5) Deve haver 3 ações configuradas: Autor, Executar como... e Abrir
Edite as 3 e veja se estão conforme abaixo

Abrir
Ação: &Abrir
Aplicativo: c:\windows\system32\mmc.exe "%1" %*
Ative a caixa Usar DDE
Aplicativo: mmc
Tópico: System

Executar como...
Ação: &Executar como...
Aplicativo: c:\windows\system32\mmc.exe "%1" %*
Ative a caixa Usar DDE
Aplicativo: mmc
Tópico: System

Autor
Ação: A&utor
Aplicativo: c:\windows\system32\mmc.exe /a "%1" %*
Ative a caixa Usar DDE
Aplicativo: mmc
Tópico: System


Um abração

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Acentuação não aparece corretamente na WEB

A fim de agilizar a produção de conteúdos para a WEB, muitas vezes o desenvolvedor se rende a tentação de digitar com acentuação e cedilhas os conteúdos a serem exibidos nos seus sites. Ai vem a bomba. Muitas vezes o servidor onde o site será publicado não está preparado para exibir esses caracteres especiais e específicos da língua portuguesa.

Para ajustar isso é necessário configurar o servidor WEB para a codificação de caracteres ISO-8859-1, pois geralmente ele vem configurado por default para a codificação UTF-8.

Como o Apache é um, ou senão o maior, dos servidores WEB em uso, apresentarei como configurar isso nele. É prático, simples, rápido e indolor. ehehehehehe

Acesse o diretório onde se encontra o apache.conf ou apache2.conf. Geralmente e na maioria das distribuições linux fica no /etc/apache ou /etc/apache2.

Edite o arquivo .conf e procure pela linha AddDefaultCharset ISO-8859-1. Se ela estiver comentada, ou seja, com um sinal # na frente, basta apagar esse sinal e salvar o arquivo. Caso no lugar de ISO-8859-1 estiver UTF-8, altere para ISO-8859-1. Salve o arquivo após a alteração.

Reinicie o serviço do Apache, digitando:
/etc/init.d/apache2 restart

Um abraço

Comandos testados no Debian 4 Etch + Apache2

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Endereço de Rede e Broadcast

Nas andanças pela Web achei o site abaixo que oferece um interface rápida e prática para calcular o endereço de Rede e de Broadcast a partir de um endereço IP e de sua Máscara.

http://www.tech-faq.com/lang/pt/calculate-broadcast-address.shtml